Notícias

NOTA DE REPÚDIO À REDE DE SUPERMERCADOS BEMAIS

Em uma atividade organizada e executada de maneira pacífica, sem influenciar negativamente o fluxo de pessoas ou o funcionamento comercial do Supermercado Bemais, em João Pessoa-PB, cerca de 40 famílias ligadas ao MLB - Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas, estiveram na manhã do dia 17/12 em um dos estabelecimentos da rede. 

O objetivo do Movimento era conseguir resposta sobre a colaboração do supermercado na campanha "Natal sem Fome", que arrecada cestas básicas, destinadas às famílias carentes que vivem em ocupações e as que se encontram em situação de rua. No entanto, de acordo com as lideranças do movimento, a gerência do estabelecimento se negou a dialogar, ignorou o ofício enviado previamente e acionou a Polícia Militar para a remoção forçada das famílias.

A ação da PM foi desnecessariamente agressiva com as famílias, sem respeitar idosos e crianças. Três militantes do movimento foram agredidos física e moralmente, tratados como bandidos perigosos, sendo levados algemados à delegacia. Na Central de Flagrantes da Polícia, o advogado do MLB, em um primeiro momento, foi impedido de conversar com os três detidos, que permaneciam algemados. 

O projeto de governo da extrema direita e seus aliados dos setores patronais e latifundiários, com tradição escravocrata e contrários a qualquer tipo de liberdades democráticas, não limita suas ações aos períodos eleitorais. A repressão às lutas populares e dos trabalhadores é parte desse projeto que se mantém vivo, apesar da derrota eleitoral do bolsonarismo. 

Devemos levar às ruas a luta contra o fascismo em todas as suas ações, que não se resume ao bolsonarismo e representa ataques violentos contra as liberdades democráticas e contra os direitos dos trabalhadores. É uma grande hipocrisia da burguesia falar em "solidariedade" e "amor” apenas no sentido da caridade, que a promove socialmente. O caso do supermercado Bemais, de agressões à pessoas indefesas, mostra que a política da direita, embasada no projeto neoliberal, é a de exclusão da parte “indesejada” da sociedade, justamente a que clama por alimento e passa fome.


Copyright © 2020 - SINTECT-PB