Notícias

NÃO Á TRAIÇÃO DA CAMPANHA SALARIAL 2022!

ORGANIZAR A GREVE DIA 01/09 CONTRA OS PELEGOS E OS ATAQUES DA DIREÇÃO DOS CORREIOS

No último dia 23/09, por volta das 19 horas, verificamos uma publicação da FINDECT, circulando nas redes sociais, dizendo que havia entrado com o Processo de Mediação Pré-processual no Tribunal Superior do Trabalho (TST), solicitando a intervenção nas negociações coletivas da categoria, já às vésperas das assembleias de deflagração de greve nacional.

Uma vez mais, essa Federação vai tentar desmontar a greve nacional da categoria, como já tentou por diversas vezes. O pior é que essa traição conta com apoio de alguns dirigentes sindicais, ligados a FENTECT, que não querem organizar a greve da categoria e inventam qualquer desculpa para não encaminharem a luta do calendário nacional. Tal atitude não é um mero erro, mas uma política aberta contra os interesses dos trabalhadores de todo o País. Na prática, a medida visa entregar as negociações coletivas, sem nenhuma luta, nas mãos do Tribunal, que em 2020, definiu pela retirada de 50 cláusulas históricas do nosso Acordo Coletivo de Trabalho.

A greve já deveria ter acontecido para pressionar o nosso patrão (o Governo), pois a direção dos Correios nunca negociou de fato. O tempo inteiro esteve fingindo negociar para, no fim, levar nossa campanha ao TST. A única ação que pode pressionar a direção dos Correios a apresentar uma proposta que contemple a categoria é a greve geral e não “acordos escusos”, que no fim entregam as conquistas da categoria “de bandeja”. A proposta de antecipação da greve para o dia 23/08 foi recusada por eles, pois provavelmente já estavam arquitetando essa manobra em conjunto.

A FINDECT, mesmo com algum apoio de dirigentes sindicais ligados à FENTECT, sabe muito bem que não detém a representação do conjunto da categoria nacionalmente, uma vez que é uma federação interestadual e também não possui o seu registro sindical legalizado no Ministério do Trabalho. Desta forma, a manobra de conduzir a negociação para o TST não pode ser completa se eles não arrastarem esses dirigentes para o processo. A FENTECT não consta na solicitação do pedido, mas alguns sindicatos, cujos dirigentes são vacilantes, estão sendo cooptados para esta política oportunista e nefasta.

Estamos alertando a categoria, pois o processo de desmonte da greve e de mentiras para convencer os trabalhadores de entregarem sua campanha salarial ao Tribunal ao invés de lutar será intenso. Não lutar neste momento é ajudar o privatista governo de plantão a avançar no projeto de retirada de direitos e de privatização dos Correios.

Diante da situação ora denunciada, que tem por objetivo entregar nossa campanha salarial nas mãos da direção dos Correios, conclamamos os trabalhadores a repudiarem essa atitude e organizarem a luta em cada setor de trabalho na defesa dos nosso legítimos e necessários interesses e direitos de classe. Todos às assembleias no próximo dia 31/08 para aprovar a Greve Geral por tempo indeterminado.

Chega de traição, Greve Geral a partir de 01/09, por tempo indeterminado!

Assinam a nota:

Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Estado do Ceará – SINTECT-CE

Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Estado de Minas Gerais – SINTECT-MG

Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Estado da Paraíba – SINTECT-PB

Sindicato dos Trabalhadores dos Correios Estado do Paraná – SINTCOM-PR


Copyright © 2020 - SINTECT-PB